09/07/2023
O Tênis é um esporte que envolve movimentos rápidos, mudanças de direção e golpes explosivos. Ter um bom equilíbrio muscular ajuda os tenistas a manterem uma postura estável durante os golpes e reagirem rapidamente às jogadas do oponente. Conseguir transferir o peso corporal de maneira eficiente resulta em movimentos mais precisos e potentes. Com a força muscular adequada é possível se mover com agilidade pela quadra, alcançar bolas difíceis e responder rapidamente aos diferentes tipos de golpes.
Assimetria muscular em tenistas pode ocorrer com certa frequência devido à natureza assimétrica do esporte. O tênis envolve movimentos repetitivos, como golpes de forehand e backhand, que são realizados predominantemente com um lado do corpo. Isso pode resultar em diferenças de força, tamanho ou desenvolvimento muscular entre os lados dominante e não dominante. A assimetria muscular em tenistas pode afetar o equilíbrio muscular, a estabilidade e a biomecânica durante o jogo. Pode também aumentar o risco de lesões, uma vez que certos músculos podem ficar sobrecarregados enquanto outros podem estar subdesenvolvidos.
Além disso, com as assimetrias em níveis adequados prevenir lesões é mais fácil. E se juntamente a isso os níveis de força estiverem em bons patamares, durante as mudanças de direção e movimentos rápidos no jogo, o tenista consegue manter o centro de gravidade estável e equilibrado para evitar quedas ou torções indesejadas. Nossa avaliação permite que o treinador elabore um programa de treino específico podendo envolver exercícios que melhorem a estabilidade dos músculos do tronco, pernas e pés, bem como a coordenação motora. Isso contribui para uma base sólida, que permite aos tenistas responderem de forma eficaz às demandas físicas do jogo.