09/07/2023
Felizmente agora é possível mensurar se houve ganho de força depois daqueles meses frequentes de treinamento resistido, averiguar se a estratégia, volume, intensidade e densidade de treino estão no rumo correto da evolução. Permitir o monitoramento do progresso, personalização do treinamento, identificação de assimetrias musculares e avaliação da eficácia do programa de treinamento é o papel da nossa avaliação para os praticantes de musculação.
Para as pessoas que gostam da modalidade, não há nada mais motivante do que resultados. Acompanhar o progresso ao longo do tempo agora é possível através do teste de saúde muscular, mensuramos a força em diferentes grupos musculares, o que é especialmente útil para identificar ganhos e ajustar o programa de treinamento conforme necessário. Ao repetir o teste em intervalos regulares, é possível monitorar o progresso do treinamento de força e hipertrofia muscular. A medida que a força muscular aumenta, isso pode indicar ganhos de massa muscular e melhora na estética.
Com base nos resultados dos testes, profissionais de Educação Física podem personalizar o programa de Treinamento de forma muito mais individualizada. Pois é possível Identificar pontos fracos/fortes ou assimetrias musculares e ajudar a direcionar o treinamento para essas áreas específicas, equilibrando o desenvolvimento muscular e melhorando o desempenho geral. Os resultados do teste também podem ajudar o Personal Trainer na seleção de exercícios e cargas apropriadas para cada grupo muscular. Isso permite um treinamento mais direcionado e eficaz para alcançar os objetivos estéticos desejados.
A Identificação de desequilíbrios musculares ajudam a prevenir lesões, revelar desequilíbrios entre grupos musculares agonistas e antagonistas, bem como entre lados direito e esquerdo do corpo, possibilitando fortalecer os músculos fracos melhorando a estabilidade e a biomecânica do movimento, reduzindo o risco de lesões articulares e musculares decorrentes de compensações inadequadas durante o treinamento.