09/07/2023

Importância

Através do teste de força muscular em idosos conseguimos identificar riscos de quedas, manter a independência funcional, avaliar a saúde óssea, monitorar a progressão do envelhecimento muscular e prescrever exercícios personalizados. Nossa avaliação auxilia na prevenção de lesões, na promoção da funcionalidade e na melhoria da qualidade de vida na população idosa.

Importância

Sarcopenia e Prevenção de Quedas

À medida em que envelhecemos, ocorre uma perda natural de massa muscular e força, conhecida como Sarcopenia. Monitorar a progressão dessa perda muscular é fundamental pois permite identificar mudanças que podem influenciar brutalmente na qualidade de vida de um idoso através da perda de funcionalidade. A força muscular desempenha um papel crucial na estabilidade e equilíbrio, fatores essenciais na prevenção de quedas. Nosso objetivo é identificar fraquezas musculares e desequilíbrios que aumentam o risco de quedas, permitindo a implementação de intervenções específicas para melhorar a força e a estabilidade.

Sarcopenia e Prevenção de Quedas

Independência Funcional e Saúde Óssea

A Independência Funcional dos idosos também depende da força muscular, pois a mesma é fundamental para a realização de atividades diárias, como levantar objetos, subir escadas, caminhar e realizar tarefas domésticas. Com os relatórios em mãos, é possível averiguar a capacidade funcional e ajudar a identificar áreas de fraqueza muscular que podem afetar a independência e funcionalidade. Também há uma relação estreita entre força muscular e Saúde Óssea. Quando nos movimentamos a força muscular exercida nos ossos durante a contração estimula a formação óssea. Se em uma eventual avaliação identificarmos um comportamento fora do padrão nos gráficos, podemos acender um alerta para o potencial risco de fraturas e assim auxiliar os profissionais de saúde nas intervenções para prevenir a perda óssea e reduzir o risco de fraturas.

Independência Funcional e Saúde Óssea